quinta-feira, 13 de outubro de 2005

O Livro da Ordem da Cavalaria

(1279-1283)

Ramon Llull

Assírio & Alvim












Foi ao entrar nos portões do Castelo de Tomar, a ver o Convento de Cristo, que um Cavaleiro Templário me ofereceu este livro.

Fico grato por poder ler as suas sagradas palavras.

O livro começa assim:

Deus honrado, glorioso, que sois cumprimento de todos os bens, por vossa graça e vossa bênção começa este livro que é da Ordem de Cavalaria.

E o Prólogo:

Por significação dos VII planetas, que são corpos celestiais e governam e ordenam os corpos terrenais, dividimos este Livro de cavalaria em VII partes, para demonstrar que os cavaleiros tem honra e senhorio sobre o povo para o ordenar e defender.

A primeira parte é do começo de cavalaria; a segunda, do ofício de cavalaria; a terceira, do exame que convém que seja feito ao escudeiro com vontade de entrar na ordem de cavalaria; a quarta, da maneira segundo a qual deve ser armado o cavaleiro; a quinta, do que significam as armas do cavaleiro; a sexta é dos costumes que pertencem ao cavaleiro; a sétima, da honra que se convém ser feita ao cavaleiro.

6 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Francisco Canelas de Melo disse...

Após por conhecimento atraves deste blog, li e reli este delicioso manual de Cavalaria. Sem sombra de duvida aplica-se a qualquer Era. Apesar da sua escrita não ser de leitura fácil, o gosto que nos dá em conhecer o Verdadeiro Ideal de Cavalaria leva-nos a uma leitura rapida e extremamente interessada. Posso dizer que após o ler pela 1º vez, chegando ao fim, voltei a reler, interiorizando em mim os mais nobres ideais ai transcritos. Um livro que aconselho a todos os que tentem seguir a sua vida pela Cavalaria, para a Cavalaria e defendendo a Cavalaria....Fé, Esperança, Caridade, Justiça, PrudÊncia, Fortaleza e Temperança...estes são os verdadeiros pilares da Cavalaria, quem os seguir na sua nobreza de coração será um Cavaleiro....

Roberto Cardia disse...

Este livro me pareceu ser muito bom! Já encomendei o meu para um trabalho!!!

Anónimo disse...

Estou trabalhando este livro na faculdade, é muito imteressante. O amor e a honra que eles tem pela cavalaria!

Subscrever