(1279-1283)
Ramon Llull
Assírio & Alvim
Foi ao entrar nos portões do Castelo de Tomar, a ver o Convento de Cristo, que um Cavaleiro Templário me ofereceu este livro.
Fico grato por poder ler as suas sagradas palavras.
O livro começa assim:
Deus honrado, glorioso, que sois cumprimento de todos os bens, por vossa graça e vossa bênção começa este livro que é da Ordem de Cavalaria.
E o Prólogo:
Por significação dos VII planetas, que são corpos celestiais e governam e ordenam os corpos terrenais, dividimos este Livro de cavalaria em VII partes, para demonstrar que os cavaleiros tem honra e senhorio sobre o povo para o ordenar e defender.
A primeira parte é do começo de cavalaria; a segunda, do ofício de cavalaria; a terceira, do exame que convém que seja feito ao escudeiro com vontade de entrar na ordem de cavalaria; a quarta, da maneira segundo a qual deve ser armado o cavaleiro; a quinta, do que significam as armas do cavaleiro; a sexta é dos costumes que pertencem ao cavaleiro; a sétima, da honra que se convém ser feita ao cavaleiro.
6 comentários:
Após por conhecimento atraves deste blog, li e reli este delicioso manual de Cavalaria. Sem sombra de duvida aplica-se a qualquer Era. Apesar da sua escrita não ser de leitura fácil, o gosto que nos dá em conhecer o Verdadeiro Ideal de Cavalaria leva-nos a uma leitura rapida e extremamente interessada. Posso dizer que após o ler pela 1º vez, chegando ao fim, voltei a reler, interiorizando em mim os mais nobres ideais ai transcritos. Um livro que aconselho a todos os que tentem seguir a sua vida pela Cavalaria, para a Cavalaria e defendendo a Cavalaria....Fé, Esperança, Caridade, Justiça, PrudÊncia, Fortaleza e Temperança...estes são os verdadeiros pilares da Cavalaria, quem os seguir na sua nobreza de coração será um Cavaleiro....
Este livro me pareceu ser muito bom! Já encomendei o meu para um trabalho!!!
Estou trabalhando este livro na faculdade, é muito imteressante. O amor e a honra que eles tem pela cavalaria!
Enviar um comentário