quarta-feira, 12 de janeiro de 2005

Sub-produtos dos jornais e revistas

Não é de todo novidade que alguns jornais e revistas disponibilizam, como compra opcional e em atractivas colecções, livros a preços bastante reduzidos.

Sinceramente, ainda não sei bem que posição hei-de tomar no que diz respeito a este assunto - se é que existe algum interesse em tomar uma posição sobre este ou até qualquer outro assunto, mas não vale a pena ir por aí...

Por um lado, os livros estão, de facto, despropositadamente caros e colocar os mesmos à venda, por um preço por vezes três vezes mais baixo, é um acto a enaltecer. Por outro lado, o mercado livreiro vai abaixo ainda mais, pois deixam-se de vender outros livros, mesmo que estes estejam fora das referidas colecções.

Por um lado, os livros mais baratos possibilitam a algumas pessoas, com menos posses, o acesso à "Cultura". Por outro lado, lembro as palavras do Mestre Agostinho da Silva que ao ser questionado sobre o que faria se um dia fosse Ministro da Cultura, respondia que «a primeira cultura é o pão para a boca». Porventura, as pessoas que estas promoções procuram visar não estão de todo interessadas. Quem acaba por aproveitar as promoções são os mesmos que iriam comprar os livros do mercado livreiro e que, assim, deixam de o fazer.

Assim, sendo livreiro, tendo a estar ligeiramente inclinado a reprovar a venda desses sub-produtos, mas o que é certo é que eu próprio já aproveitei algumas oportunidades. Por isso, abstenho-me de tomar uma posição, se me o permitirem...

Sem comentários:

Subscrever