terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Dom Duarte e a Democracia


"Num momento em que Portugal tanto procura o seu lugar no mundo, é de extrema importância apostar no futuro, chamando a atenção para a Instituição Real como suporte da identidade nacional aberta ao serviço à humanidade.
Como demonstra esta biografia política Dom Duarte e a Democracia, redigida pelo meu amigo e companheiro de ideias Mendo de Castro Henriques, um rei, para além daa personalidade que tem, é um valor intrínseco de base indispensável à continuidade democrática e à existência da comunidade. E hoje, e para nós, a personalidade de Dom Duarte, apresenta-se como tendo raízes, história e sentimentos comuns a todos os portugueses; constitui a «Pátria com figura humana»."
in Posfácio de Gonçalo Ribeiro Telles

"O Rei de Portugal, Dom Duarte, poderá não ser Monarca Reinante mas tem a difícil tarefa de manter vivo o espírito cultural da nação; e isso é mais importante do que usar uma coroa."
Tenzin Gyatso, 14º Dalai Lama do Tibete
Fátima, 22 de Novembro de 2003

1 comentário:

mahayana disse...

Vi pela primeira vez o D.Duarte este ano.
Vinha num cortejo da Ordem de S. Miguel da Ala, numa Igreja em Lisboa e fiquei surpreendido.
O que senti quando ele passou por mim, foi uma presença muito forte, como se nele estivesse Portugal inteiro.
Sinceramente, não estava à espera. O que senti na altura e ainda hoje sinto, é que o seguiria para onde quer que fosse... por Portugal!

Subscrever