sábado, 13 de junho de 2009

Comboios

O tempo que demora uma viagem de comboio tem de servir exactamente para terminar o livro que andamos a ler; nem mais, nem menos. Deve-se por isso controlar o número de páginas antes, ler até ao ponto em que sabemos restar apenas o fim de história que irá preencher o tempo de duração da viagem - sesta incluida, cabeça encostada à janela luzindo de gordura, saliva ameaçando cair a qualquer momento.
Um cálculo errado pode arruinar o prazer; se lemos demasiado rápido, corremos o risco de o livro chegar ao fim duas estações antes. O horror! O que fazer até sairmos? Olhar pela janela, quando a noite acabou de cair? Espreitar os olhos da passageira fugidia que se sentou dois lugares à frente, só para poder observar de longe o observador? Nada parece certo; acabámos de sair de um território desconhecido, o aborrecimento do dia-a-dia não pode ser uma hipótese.
Mas pior é se, ao ser anunciada a estação em que devemos sair, ainda faltarem umas quantas páginas (demais) para acabar; a pressa, o pânico, a tentação de saltar linhas, parágrafos inteiros. Não vamos lá, e depois? Em casa? Teremos de esperar até que a calma doméstica permita algum tempo para retomar o que deixámos a meio, perto, muito perto da meta? Mas não será a mesma coisa. O intervalo é fatal; enquanto percorremos o caminho de casa, as personagens esvaem-se, em sangue, literal e figurativamente, desaparecem do nosso horizonte. E quando voltamos a pegar no livro, nem elas nem nós somos os mesmos. Imperdoável.
A duração, a flexibilidade da leitura, o movimento acampanhando o ritmo das palavras. Tudo se compõe no fim, no momento imediatamente anterior a uma voz soar: próxima estação...

(Publicado antes no blogue Auto-retrato)

26 comentários:

Blondewithaphd disse...

Também há quem tenha livros destinados apenas e só à leitura em comboios nas grandes distâncias e que só se permita lê-los nesse meio... (assim evitam-se as matemáticas da contagem de páginas antecipadas)

Anderson Batata disse...

Ola sou do site Livro de Graça, www.livrodegraca.com lhe interessa parceria de para divulgação de nossos blog’s.

Parabéns pelo Blog

Att

Anderson

Velejando nas Letras disse...

Olá! Por ser fã e seguidora desse blog, escolhi vocês para receberem um selo lá no Velejando nas Letras!

http://velejandonasletras.blogspot.com/search/label/Selos%20recebidos

Espero que gostem da minha indicação.

Até breve.

Angela Nogueira

Ricardo Cabaça disse...

Bom texto!

Anónimo disse...

não abandone o blog, s'il vous plaît!

Ignotu disse...

Curioso…
Em tempos tive quase a embarcar numa viagem de comboio cuja duração seria estipulada pelo robusto e consistente livro que escolhesse como companheiro: ao atingir a metade da sua leitura, iniciaria a viagem de regresso!

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

Desde mis --- HORAS ROTAS ---

y --- AULA DE PAZ ----

TE SIGO ARTE DE LEER . comparto tu blog

con un fuerte abrazo y

Saludos cordiales de amistad:




afectuosamente :
ARTE DE LEER


jose

ramon…

anareis disse...

Querido(a) novo(a) amigo(a),estou precisanda muito de novos amigos pra me auxiliarem no meu projeto. Estou criando uma minibiblioteca comunitária e outras atividades pra crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui na minha comunidade carente no Rio de Janeiro,eu sózinha não conseguirei,mas com a ajuda dos amigos sim. Já comprei 120 livros e também ganhei livros até de portugal dos meus amigos dos meus blogs no google: Eulucinha.blogspot.com ,se quiser pode visitar meus blogs do google,ficarei muito contente. A campanha de doações que estou fazendo pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 ou pode doar livros ou pode doar máquina de costura ou pode doar retalhos,ou pode doar computador usados. Qualquer tipo de doação será bemvinda é só mandar-me um email para: asilvareis10@gmail.com , eu darei o endereço de remessa. As doações em dinheiro serão destinadas a compra de livros,material de construção,estantes,mesas,cadeiras,alimentos,etc. Se voce puder arrecadar doações para doar ao meu projeto serei eternamente grata. Muito obrigado pela sua atenção.

Laila disse...

Reconheci-me um pouco no seu texto, no entanto, na minha opinião a «leitura» nunca deveria ser planeada, pois, estraga o prazer.

Gerana Damulakis disse...

Gostei muitíssimo do blog. Coloquei nos meus favoritos.

MSLS disse...

Eu leio 2 e 3 livros ao mesmo tempo. Tenho um sempre na mesa de cabeceira, que leio antes de adormecer.
Outro, anda comigo a caminho do meu emprego, que leio na hora do almoço.
Há sempre um que leio devagar, outro que leio rapidamente, sem conseguir parar.
Paixão por livros, paixão!

Bia disse...

Olá!
Tem uma brincadeira no meu blog. Gostaria que você participasse. Não é selinho!!!

Bjs

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Salve o NOVO ANO !
Que ele seja de PAZ e de muita Saúde. E que estejamos juntos por mais um ano.
assim Seja !
Olá, como vai ? Estou aqui para divulgar um pouco da minha cultura ( que amo muito e tenho receio que se perca em meio a essa enxurrada de informações que somos acometidos ultimamente) e, para isso, FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... começa o ano contando um pouco sobre esse espetáculo maravilhoso que é a FLOLIA DE REIS ou REISADO, comemorado no dia 6 de janeiro. Aqui eu também coloco as famosas simpatias das Romã, muito utilizada no dia 6 de janeiro para atrair dinheiro. Para quem curte uma simpatia, vale a pena fazer.Venha conferir.
E para quem não conhece o meu espaço, convido a dar uma chegadinha até lá para conhecer o meu cantinho de histórias, o link está logo abaixo.
Que os bons ventos soprem a seu favor neste ano de 2010.
Saudações Florestais !
SIGA-ME em : http://www.silnunesprof.blogspot.com

Anónimo disse...

Boas, sou visitante aqui do blog à relativamente pouco tempo mas já virei fã assíduo. Criei o meu próprio blog à umas semanas e achei que devia avisar o autor aqui do Arte de Ler que o seu blog foi adicionado à minha lista de "Outros Livros", juntamente com outros blogs ligados à literatura que visito regularmente.

Abraço, Fernando

www.otravessao.blogspot.com

Marco Alcantara disse...

Ufa...

Esse blog foi um achado. Sou uma trala de livros.

No meu blog iniciei toda segunda artigos referentes a literatura.


Sou um dos colunistas do Lion of Zion e gostaria de lhe convidar para nos visitar.

O blog é bastante atualizado e lá você pode discordar e concordar livremente nos comentários.

Nos SIGA também para receber as atualizações e mantermos contato.

http://cartesianofinito.blogspot.com/
Abraço!

sağlık portalı disse...

Um artigo muito bom .. Obrigado ..

Diana Barbosa disse...

O Refúgio dos Livros tem um novo look. Espreita e dá a tua opinião no inquérito :D

Diana
Réfugio dos Livros
http://refugio-dos-livros.blogspot.com

Escrevinhador disse...

Olá,
Dou-lhe os parabéns por este seu espaço. É muito interessante. Já sou seguidor e vou passar por cá mais vezes. Deixo-lhe o convite para que passe no meu blogue, o Interjeições, e seja também seguidor do meu espaço.
Abraço,
Escrevinhador

Darlanhayek disse...

olá , como vai? meu nome é darlan hayek soares, estou lançando meu novo romance e gostaria de ver a possibilidade de vc divulgá-lo em seu blog... o endereço do romance é http://porfavor-darlanhayek.blogspot.com, dê uma olhada e me de uma resposta...abraço

Livraria Livrilusão disse...

Car@ Amig@ blogueira/blogueiro,


Livros existem para aventurarem-se de mão em mão, enchendo olhos e mentes, traspassando mundos vários, continentes distantes, até mesmo galáxias perdidas deste infinito Universo, sem respeitar nem mesmo as fronteiras do senhor Tempo.

É com base neste espírito que Lisboa acaba de ganhar um novo Alfarrábio on-line. É o www.livrilusao.com, que vende livros usados e novos.

No entanto, não queremos ser apenas um alfarrábio a mais. Para além de comprarmos, vendermos e trocarmos livros, buscamos também interagir com todos que queiram trocar ideias connosco sobre livros, artes em geral e tudo o mais relacionado com Cultura.

Convidamos-te a visitar a nossa página e, se achar interssante, ajudar a divulgá-la, seja por meio de seu blog, seja repassando esta mensagem para a sua lista de emails.

Vamos dar continuidade à aventura dos livros!

Obrigada,

Giulia Pizzignacco,
Livrilusão

Além do olhar disse...

Prezado, tudo bem?

Eu sou Lorena Martins, Produtora do Programa Mosaico da Rádio Nacional da Amazônia. O Programa vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 14h.

Nós trabalhamos com quadros e toda segunda-feira, conversamos com algum blogueiro que fale sobre cultura, literatura, teatro e etc.

Gostaria de convidá-lo a bater um papo sobre o seu blog, na segunda-feira, às 13h40 horário de Brasília e marcamos um dia.
O bate papo acontece ao vivo e por telefone.

Por favor me mande os seus contatos, pois assim eu posso explicar melhor.

att,

Lorena Martins
Produção da Rádio Nacional da Amazônia
EBC- Empresa Brasil de Comunicação
Contato: (61) 3799-5156
lorena.martins@ebc.com.br
Brasília-DF

Bloguista Atento disse...

in www.maquinadelavax.blogspot.com

Do magífico Luiz de Mont´André:

Percorrendo pelo Natal as bancadas de alfarrabistas que ladeavam a Rua Anchieta, ao Chiado, deparou-se-me A Literatura Portuguesa (História e Crítica), de Aubrey FitzGerald Bell, editada pela Imprensa Nacional, Lisboa, 1971, mas obra do primeiro quartel do século XX. Quinhentas páginas, boa encadernação, preço conversável: chamei-lhe minha.
Já em casa, reparando no nome de um dos tradutores – Agostinho de Campos, – lembrou-se minha avó Georgina da Antologia da Literatura Portuguesa organizada por ele: «Dezenas de volumes, menino, amoravelmente prefaciados e anotados pelo saudoso professor, que, além disso e de mais [...]

José María Souza Costa disse...

CONVITE
Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
Eu também tenho um, só que muito simples.
Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
Força, Paz, Amizade e Alegria
Para você, um abraço do Brasil.
www.josemariacosta.com

José disse...

é tal e qual. é necessária toda uma ginástica para reservar as páginas necessárias e evitar no fim ficar desconsolado ou entediado. :)

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Servidão Humana é maravilhosa obra. Relembrei. Belo espaço. Parabéns! Laerte.

_ Gil António _ disse...

Ler seja o que for, principalmente um bom livro, refresca o ego e alimenta a alma
.
* Adejam pétalas ... como lábios se beijando *
.
Deixando votos de um dia feliz
Boa tarde

Subscrever