sexta-feira, 19 de março de 2004

515 - O Lugar do Espelho


Lima de Freitas

Hugin



«O símbolo, com efeito, permite um número indefinido de interpretações, na medida em que postula uma metalinguagem e exige um esforço constante de adequação» (Lima de Freitas).

Esta ideia, que autor vai fazendo referência e que vai aprofundando ao longo de todo o livro, é de extrema importância e será essencial retê-la, aquando da leitura desta obra impressionante - uma “obra-mestra”, nas palavras de Gilbert Durand. Isto porque, é sobre símbolo e sobre todas as suas implicações (entre outros assuntos, evidentemente) que o esquecido Pintor, Desenhador, Gravador, Ceramista e Ensaísta Lima de Freitas se debruça, ao longo das trezentas e muitas páginas deste livro.


Após a leitura, parece-nos claro que o autor se propôs a três objectivos bem definidos, aquando da execução da obra, e que foram (não necessariamente por esta ordem):


1º. Dar a conhecer a uma audiência não-portuguesa (o livro foi originalmente escrito em francês e editado pela chancela Albin Michel) os mistérios e a riqueza da Tradição Filosófica e Esotérica deste país, que autores como Guénon, Evola ou Eliade, ao fazerem referência a vários temas em que esta Tradição seria incontornável, pura e simplesmente a ignoraram.


2º. Desvelar o porquê de Dante ter usado o número 515 (e não outro) para o Messo di Dio.


3º. Enunciar algumas ocorrências deste mesmo número em vários obras, nomeadamente em pintura e escultura, perscrutando um fio condutor, um saber oculto que a todas seria comum.


Em todos estes objectivos, estamos em crer, Lima de Freitas obteve sucesso, apresentando a sua obra tal como se de uma investigação policial se tratasse. Os factos, as deduções, os raciocínios são de tal forma bem esquadrinhados que, não fosse o autor fazendo ressalvas em contrário, acreditaríamos que nada tinha ficado por averiguar ou por dizer.


Sem dúvida reveladora é a interpretação, apresentada por Lima de Freitas, dos Painéis de São Vicente de Fora, o políptico atribuído a Nuno Gonçalves, que sendo díspar da que foi outrora exposta por António Quadros, não a exclui, e ambas até se complementam. Segundo o autor, estamos em presença de mais uma representação do 515...


Outro aspecto interessante a ter em conta é o rol de conhecimentos vários que vamos absorvendo ao ler esta obra: Geometria Sagrada, Numerologia, Guematria, Pitágoras, o Veltro, Dürer, o Paracleto, Templários, Joaquim de Fiore, Vieira, enfim...


515 - O Lugar do Espelho é, por tudo isto, uma obra de enorme relevo no panorama da tradição literária-filosófico-esotérica portuguesa, tendo claramente tanto peso como algumas obras de António Quadros, Agostinho da Silva ou Fernando Pessoa. Não será nunca (!?) um sucesso editorial, mas é sem dúvida fundamental para todos aqueles que procuram os saberes tradicionais.

7 comentários:

Luís Daehnhardt disse...

A não perder a exposição a decorrer na Av. D. Carlos I, ali bem perto da Assembleia da República. Ver alguns quadros de Lima de Freitas em todo o seu esplendor é uma experiência que não se esquece...

Anónimo disse...

Aonde posso conseguir este livro aqui em Lisboa?

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
a片 disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

tenho uu 515 a imagem do espelho de lima de freitas para vender ou trocar

MFreitas e TMota disse...

Tenho exemplares novos que posso disponibilizar

Unknown disse...

Olá. Ainda tem algum exemplar disponível?

Subscrever